Zaire: Monumentos Históricos de Mbanza Kongo serão restaurados

02:00



Mbanza Kongo- Uma equipa integrada por dois técnicos da empresa de construção civil brasileira Ordebrecht está em Mbanza Kongo, província do Zaire, a proceder aos primeiros levantamentos para o início dos trabalhos de restauração dos Monumentos e Sítios Históricos da cidade.

Os especialistas visitaram já os edifícios e locais históricos a serem restaurados, numa visita guiada pela arqueóloga angolana Sónia Domingos e acompanhada pelo governador provincial, José Joanes André.

Entre os Monumentos e Sítios visitados, o destaque vai para as Ruínas da Sé Catedral (Kulumbimbi), a primeira construída a sul da África Subsahariana, em 1491, pelos primeiros missionários portugueses.

A equipa esteve também no local onde foram descobertas, através de escavações arqueológicas, as fundações de um presumível Convento ou primeiro Palácio Real dos séculos (XV e XVII) denominado "Tadi-Dia-Bukikwa", assim como no Museu dos Reis do Kongo e na residência do Secretário do Rei.

O Centro Histórico de Mbanza Kongo concorre para a sua inscrição na lista do Património Mundial da UNESCO, cujo dossier de candidatura foi já submetido ao organismo das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), com sede em Paris (França).

O projecto foi lançado em 2007, nesta cidade, com a realização da Mesa Redonda Internacional sobre "Mbanza Kongo, Cidade a Desenterrar para Preservar", numa promoção do Ministério da Cultura.

Veja algumas fotos:




Share this

Related Posts

Previous
Next Post »