Sonangol descobre petróleo suficiente para mais 2 milhões de barris por dia durante 3 anos


A exploração destas reservas, a confirmarem-se as estimativas, seriam suficientes para uma produção de dois milhões de barris por dia durante três anos, ajudando Angola a aumentar a produção que actualmente está nos 1,8 milhões de barris diários para a meta desejada de dois milhões por dia.

No comunicado que dá conta destas descobertas, não é anunciado o valor de petróleo e gás natural estimado para o poço Lira- 1 do bloco 15/14, na Bacia do Baixo Congo, apresentado hoje "poço comercial de gás na sequência da perfuração e descoberta do reservatório que contém gás natural e condensado".

Os outros dois poços cuja viabilidade comercial foi hoje divulgada pela Sonangol são o Lontra 1, do bloco 20/15, na Bacia do Kwanza, na sequência da perfuração e descoberta do reservatório que contém gás natural e condensado.

"Os resultados dos testes confirmam a presença de gás e condensado, com os recursos pós-perfuração (STOOIP/GIIP) estimados em 139 milhões de barris de condensado e 2,5 trilhões de pés cúbicos de gás, perfazendo um total de 570 milhões de barris de óleo equivalente", lê-se no comunicado.

Por último, a Sonangol anunciou também a viabilidade comercial do poço Katambi-1, no bloco 24/11, na bacia do Kwanza, cuja produção será partilhada com a petrolífera BP.

A Sonangol anuncia assim que, "após o relatório final do operador da concessão, declara o Katambi-1, no bloco 24/11, na bacia do Kwanza como poço comercial de gás, na sequência da perfuração e descoberta do reservatório que contém gás natural e condensado e aponta que "as amostras recolhidas, num total de 54 testemunhos laterais, indicaram a presença de gás e condensado (...) estimados em 280 milhões de barris de condensado, 8 biliões de pés cúbicos de gás, perfazendo um total de 1,7 mil milhões de barris de óleo equivalente".

Lusa 

Sobre nos Young Dv

Este Portal foi criado com intuito de levar ate a sua casa o melhor do entrenimento angolano e não, se for musico, pintor, designer, etc. e querer anunciar no nosso site não exite e ligue para 998520502.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Enviar um comentário