Sonangol descobre petróleo suficiente para mais 2 milhões de barris por dia durante 3 anos

21:37

A exploração destas reservas, a confirmarem-se as estimativas, seriam suficientes para uma produção de dois milhões de barris por dia durante três anos, ajudando Angola a aumentar a produção que actualmente está nos 1,8 milhões de barris diários para a meta desejada de dois milhões por dia.

No comunicado que dá conta destas descobertas, não é anunciado o valor de petróleo e gás natural estimado para o poço Lira- 1 do bloco 15/14, na Bacia do Baixo Congo, apresentado hoje "poço comercial de gás na sequência da perfuração e descoberta do reservatório que contém gás natural e condensado".

Os outros dois poços cuja viabilidade comercial foi hoje divulgada pela Sonangol são o Lontra 1, do bloco 20/15, na Bacia do Kwanza, na sequência da perfuração e descoberta do reservatório que contém gás natural e condensado.

"Os resultados dos testes confirmam a presença de gás e condensado, com os recursos pós-perfuração (STOOIP/GIIP) estimados em 139 milhões de barris de condensado e 2,5 trilhões de pés cúbicos de gás, perfazendo um total de 570 milhões de barris de óleo equivalente", lê-se no comunicado.

Por último, a Sonangol anunciou também a viabilidade comercial do poço Katambi-1, no bloco 24/11, na bacia do Kwanza, cuja produção será partilhada com a petrolífera BP.

A Sonangol anuncia assim que, "após o relatório final do operador da concessão, declara o Katambi-1, no bloco 24/11, na bacia do Kwanza como poço comercial de gás, na sequência da perfuração e descoberta do reservatório que contém gás natural e condensado e aponta que "as amostras recolhidas, num total de 54 testemunhos laterais, indicaram a presença de gás e condensado (...) estimados em 280 milhões de barris de condensado, 8 biliões de pés cúbicos de gás, perfazendo um total de 1,7 mil milhões de barris de óleo equivalente".

Lusa 

Share this

Related Posts

Previous
Next Post »