Línguas nacionais angolanas estudadas em universidades

A Universidade do Espírito Santo, no Brasil, abriu um curso de extensão de línguas nacionais angolanas, numa iniciativa da Associação dos Estudantes Angolanos naquele estado, refere  uma nota do Consulado Geral de Angola no Rio de Janeiro.
De acordo com o docuemento,  curso  aberto na última semana de Março resulta de uma parceria entre o Núcleo de Estudos Africanos do Centro de Educação da Universidade Federal daquele estado brasileiro e a Associação dos Estudantes Angolanos do Espírito Santo.
A nota refere que o programa  tem por objectivo promover a diversidade de línguas e dar maior visão aos académicos brasileiros sobre a realidade do continente africano.
A iniciativa enquadra-se também na Lei do Governo Federal n.º 10.639, que obriga as escolas e universidades brasileiras a pesquisarem e ensinarem História de África.
O vice-cônsul de Angola no Rio de Janeiro saudou a iniciativa da Associação dos Estudantes Angolanos do Espírito Santo, destacando a importância do curso na divulgação da cultura nacional.
A  coordenadora do projeto, Cleyde Amorim, lembrou que  “a tradição bantu está directamente associada à génese da cultura brasileira, se olharmos para os laços históricos dos povos africanos trazidos para o Brasil”.

País multilingue

A língua portuguesa partilha, em Angola, o mesmo espaço sociológico com outros idiomas geneticamente distintos, designadamente o kimbundu, umbundu, kikongo, ngangela, cokwe, kwanhama e fiote, pertencentes à família linguística bantu.
Para além dos idiomas acima citados, outros como o vátwa e o khoisan, da família não bantu, fazem de Angola um país multilingue. O  Centro de Estudos Afro-Orientais da Universidade Federal da Bahia, também no Brasil, também realiza cursos regulares de kimbundu e kikongo há já algum tempo. 
O ensino das línguas nacionais em universidades estrangeiras  é um contriburo para a valorização  da cultura angolana.

Sobre nos Young Dv

Este Portal foi criado com intuito de levar ate a sua casa o melhor do entrenimento angolano e não, se for musico, pintor, designer, etc. e querer anunciar no nosso site não exite e ligue para 998520502.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Enviar um comentário