Emigrantes portugueses estão a levar diamantes de Angola escondidos, revela Jornal

19:31
Cada vez mais emigrantes portugueses traficam pedras preciosas angolanas para as vender em Portugal. De acordo com o jornal de noticiais, vários portugueses estão a usar kwanzas para comprar diamantes no território angolano, que levam clandestinamente para Portugal, para obter uma compensação em euros.
A desvalorização do kwanza (moeda angolana) e a escassez de divisas estrangeiras em Angola estão a levar muitos emigrantes portugueses a optarem por comprar e trazer clandestinamente para Portugal diamantes em bruto, revela hoje o JN.
Numa reportagem publicada na secção “Primeiro Plano”, o diário cita os testemunhos de dois emigrantes portugueses que recorreram a este expediente para fazerem chegar valores aos seus familiares, contornando o facto de o kwanza não ser cotado em Lisboa.
Os valores de venda podem variar muito, mas, pelos testemunhos recolhidos pelo JN, oscilam entre os 1500 e os 5000 euros. Como estão a cometer uma ilegalidade (tráfico de pedras preciosas), os emigrantes são aconselhados a trazer diamantes pequenos, dissimulados no corpo ou incrustados em relógios ou anéis baratos, no sentido de não serem detetados no aeroporto de partida e no de chegada.
A economia angolana tem sido fortemente atingida pela desvalorização do preço do petróleo. Esta terça-feira o país teve mesmo de pedir ajuda ao Fundo Monetário Internacional.

Share this

Related Posts

Previous
Next Post »