Taís Araújo homenageia mulher angolana “um beijo para todas as angolanas que permanecem na luta”

18:04
Na sua página de uma rede social, Taís Araújo revelou que apercebeu-se da importância desta data para as mulheres angolanas “Angola celebra hoje o Dia da Mulher Angolana. É um dia para lembrar as grandes mulheres que deram suas vidas pela independência do seu povo”.

Devido a sua aproximidade com o povo angolano, a actriz decidiu render uma homenagem as mulheres persistentes que são as angolanas dando destaque a luta pela independência de Deolinda Rodrigues.
“Deolinda Rodrigues foi uma dessas guerreiras. Morou por anos no Brasil, trocava cartas com Martin Luther King e lutou pela libertação não apenas de Angola, mas de vários países africanos. Uma biografia que merece ser melhor conhecida. Um beijo enorme para todas vocês, mulheres angolanas, que permanecem na luta, não desistem de seus sonhos e continuam transformando o mundo com muito amor! Sou fã de vocês!”, escreveu a esposa de Lazaro Ramos.

O dois de Março é dia consagrado à mulher angolana, em reconhecimento ao seu papel desempenhado na luta de resistência do povo angolano contra a ocupação colonial portuguesa.
A efeméride, de particular importância, não só para as mulheres, mas também para os restantes membros da sociedade, deve-se ainda ao reconhecimento por si prestado e que, com coragem, determinação e com o preço das suas vidas, contribuíram para que Angola fosse hoje um país livre e independente.

A mulher angolana desempenhou sempre um papel de destaque no processo de libertação do país, com exemplos representativos dos feitos heróicos da rainha NJinga Mbandi, num passado longínquo, e de Deolinda Rodrigues, Irene Cohen, Engrácia dos Santos, Teresa Afonso, Lucrécia Paím e outras anónimas.
A data, de relevante importância para o povo angolano, comemora-se num momento em que se consolida a paz, a reconstrução nacional, e a sociedade caminha, de forma irreversível, para um maior equilíbrio do género em todos os níveis da estrutura social e do Estado.

Share this

Related Posts

Previous
Next Post »