Angola ‘apanha’ Nigéria e é principal produtor africano de petróleo

11:44
Angola igualou a produção nigeriana no mês de Fevereiro, tornando-se assim o maior produtor africano de petróleo a par da Nigéria.
A produção angolana, de acordo com o relatório mensal da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) hoje divulgado, que cita as habituais ‘fontes secundárias’, subiu, de Janeiro para Fevereiro, ligeiramente (4,8 mil barris por dia), ao passo que a produção nigeriana recuou 94,2 mil barris em média diária durante Fevereiro em comparação com o mês anterior. A Nigéria foi mesmo, a seguir ao Iraque, o país que mais viu retrair a sua produção no segundo mês do ano.
No seu conjunto, os países da Opep, e fundamentalmente devido à expressiva quebra da produção iraquiana (menos 263,2 mil barris por dia), reduziram a sua produção em Fevereiro face a Janeiro em 174,8 mil barris.
Angola manteve-se como o terceiro fornecedor petrolífero da China, com uma quota de 11% nas importações chinesas da matéria-prima no mês de Janeiro, posicionando-se a seguir à Arábia Saudita (16%) e Rússia (13%).
De referir ainda que, em Janeiro, as importações de crude por parte da Índia, outro dos principais clientes do petróleo angolano, atingiram o nível mais elevado de sempre, atingindo uma média de 4,2 milhões de barris por dia.
OPais

Share this

Related Posts

Previous
Next Post »