Comprimido inovador que previne VIH chega a Portugal este ano

18:59

O fármaco Truvada, desenvolvido por cientistas da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, em Inglaterra, que pode prevenir a infeção VIH/sida, vai chegar a Portugal este ano.


Trata-se de um fármaco de profilaxia pré-exposição (PrEP), tomado diariamente, que previne novas infeções ao matar o vírus antes que este tenha a hipótese de se “abrigar” no corpo humano.

Portugal pode ser um dos primeiros países a avançar com este tratamento, que será incluído num projeto-piloto de prevenção que incluirá pessoas que não possuem a doença.

O diretor do Programa Nacional para a Infeção VIH/sida, António Diniz, revela que Portugal poderá testar este comprimido já este ano, possivelmente em Lisboa, uma vez que foi a cidade onde se registou metade dos novos casos de infeção em 2015.

“A ideia é avançar com um tratamento na população de homens que têm sexo com outros homens que preencham determinados critérios de risco”, afirma o responsável, explicando que o facto de as pessoas estarem a perder “o medo em relação à doença devido à existência de tratamentos eficazes e com menos efeitos secundários”, faz com que apresentem comportamentos menos responsáveis e “atitudes menos corretas em termos de prevenção”.

Share this

Related Posts

Previous
Next Post »